Morre José Elias Aiex Neto, cidadão iguaçuense

Foto: Arquivo pessoal

Morreu no início da noite desta sexta-feira (12) em Foz do Iguaçu, o médico psiquiatra e escritor José Elias Aiex Neto, aos 71 anos de idade.

A causa mortis não foi confirmada, mas Dr. Aiex, como era conhecido, estava em sua residência e lutava contra uma falência múltipla dos órgãos.

Em meados de dezembro de 2023, a família do médico e escritor fez um apelo nas redes sociais, pedindo orações com base em seu último boletim médico.

O corpo será velado na tarde deste sábado, no cemitério São João Batista e depois será levado à Curitiba onde será cremado. Com participação ativa nos movimentos sociais e na política, o médico e escritor dedicou a vida ao SUS e foi um dos maiores defensores de políticas públicas de saúde mental.

Em março deste ano, Aiex recebeu do Poder Legislativo o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. “Eu escolhi como causa de vida os portadores de sofrimento psíquico”, disse na oportunidade. Ao longo das décadas, Dr. Aiex se colocou na linha de frente da luta pela implementação e defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, dedicando-se aos cuidados à saúde mental da comunidade iguaçuense, tendo dois vínculos de servidor público municipal em Foz do Iguaçu desde 1992.

Atuou como secretário Municipal de Saúde. De janeiro de 2005 a setembro de 2007 foi secretário Municipal Antidrogas – sendo o primeiro a ocupar tal cargo no Brasil. Entusiasta das discussões sociais e inclusão dos menos favorecidos, Aiex lançou se seis livros publicados e já correspondeu inúmeras vezes a diversos veículos de comunicação do Brasil, com mais de 600 cartas publicadas em revistas como: IstoÉ, Época e Veja, e em jornais como Folha de São Paulo, sendo neste último também publicados artigos.

Nascido em Sertanópolis, no norte do Paraná, José Elias Aiex Neto formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), com especialização em psiquiatria (1978). Aiex deixa a esposa Jane Eliza Demarco Aiex e dois filhos, Antônio Emílio e Isabele.

Aiex recebeu título de cidadão honorário no dia 17 de março | Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz

Fontes: Cabeza News e Câmara Municipal

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More