Itaipu recebe Selo Amigo do Movimento Nacional dos Catadores

Homenagem ocorreu na 10ª edição da Expocatadores, em Brasília

Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira (20), a usina de Itaipu o recebeu o selo Amigo dos Catadores e Catadoras. O título é uma homenagem do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) aos relevantes serviços prestados à categoria e ao desenvolvimento da reciclagem popular no Brasil.

A solenidade de entrega foi na Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF), durante a 10ª edição da Expocatadores, que reuniu centenas de profissionais e lideranças da categoria, além de autoridades e convidados do setor público e privado.

Há mais de duas décadas a Binacional trabalha na área e é reconhecida, entre outras ações, pela parceria com municípios para as Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR). Atualmente, 55 municípios do Oeste do Paraná contam com 68 UVRs implantadas com parte do custeio da Binacional e assessoramento técnico e econômico prestado pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Hoje já são 65 grupos formalizados, com 1.092 empregos diretos e em torno de 2,4 mil toneladas de material reciclado mensalmente no território de influência da empresa. As UVRs instaladas contam com maquinário para operação, como caminhão de coleta, esteiras e empilhadeiras, além de infraestruturas adequadas ao bem-estar dos trabalhadores, com vestiários e refeitório.

Para Silvana Vitorassi, assistente do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, que recebeu o prêmio pela empresa, “o selo reforça a importante contribuição e atuação de Itaipu na área ambiental e inclusão socioprodutiva dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis”.

A Itaipu levou para o encontro uma caravana do programa Linha Ecológica, com 46 catadores(as) e técnicos(as) do Oeste do Paraná, além de parceiros(as) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Conselho dos Municípios Lindeiros. Também estiveram na cerimônia de premiação a chefe do escritório em Brasília, Ligia Leite, e Leilane Soares Pereira de Sousa, gestora do Programa de Gestão de Resíduos da Itaipu.

Mais que Energia

O Programa de Gestão de Resíduos da Itaipu faz parte do Programa Mais que Energia, maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da empresa. O programa está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, e conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Após o pagamento total da dívida, em fevereiro de 2023, a atual gestão, reconhecendo a necessidade de uma abordagem mais holística e humanista de planejamento territorial, decidiu pela expansão da área de atuação, integrando ações de responsabilidade social e ambiental para todo o Estado do Paraná e também para as regiões Noroeste e Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Feira e debates

A Expocatadores é uma feira de negócios que reúne palestras e debates sobre a inclusão dos profissionais na cadeia da reciclagem. Com o tema “É hora da conta fechar!”, esse é principal encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem do país que conta com a inclusão dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis.

A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e Unicatadores. Itaipu é uma das patrocinadoras da exposição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More