A insegurança alimentar no Paraná será tema de Audiência Pública, na ALEP

Proposta do deputado Requião Filho pretende promover o debate sobre a importância das Cozinhas Solidárias no combate à fome.

Requião Filho | foto: Eduardo Matysiak

A insegurança alimentar no Brasil atingiu 36% da população em 2021, acima da média global. Isso representa mais de 70 milhões de pessoas. As regiões mais afetadas são o Nordeste e o Norte. A situação é ainda mais grave entre os 20% mais pobres, onde a insegurança alimentar aumentou de 53% para 75%.

No Paraná, mais da metade dos domicílios (53%) apresenta algum nível de insegurança alimentar, e, apesar de este fato requer atenção imediata das autoridades e sociedade civil. Neste contexto, as Cozinhas Solidárias têm um papel fundamental no combate à fome, proporcionando acesso a alimentos de qualidade para aqueles que mais precisam. E, por este motivo, o deputado estadual Requião Filho promove no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, um Audiência Pública para debater o assunto com a sociedade.

“Enquanto uns celebram com mesa farta, neste fim de ano, muita gente sofre para conseguir o mínimo para se alimentar. São pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade social e têm nas Cozinha Solidárias, muitas vezes, a única refeição do dia. Representa um esforço coletivo para garantir o direito básico de acesso, de muitas pessoas, a algum tipo de alimentação. E quando o assunto é combate à fome, todos precisamos estar de mãos dadas”, justificou o parlamentar.

O deputado explica que o evento é de suma importância e deve reunir representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria da Presidência da República, Ministério Público, Conselho Regional de Nutrição, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR), além de deputados, vereadores e integrantes de movimentos sociais. Todos na busca de soluções para a situação atual de insegurança alimentar no estado do Paraná e no Brasil.


Audiência Pública: Cozinhas Solidárias em um contexto de Combate à Fome
Proposição do Deputado Requião Filho
Data: 22/11/2023 (Quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More