Lula nomeia novo Conselho da Itaipu com ex-deputado Michele Caputo

Foto: Boca Maldita / Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou cinco membros do Conselho de Administração da Itaipu Binacional e o representante do Ministério das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira. Os novos conselheiros são os ministros Alexandre Silveira de Oliveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e Rui Costa dos Santos (Casa Civil) e o ex-deputado estadual do PSDB Michele Caputo Neto.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6). O mandato vai até 16 de maio de 2024.

Os novos conselheiros substituem Fernando Simas Magalhães, Célio Faria Júnior, Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, José Carlos Aleluia Costa, Adolfo Sachsida, Maria Aparecida Borghetti e Carlos Alberto Franco França, exonerados no Diário Oficial desta quinta-feira.

Ainda há uma vaga a ser preenchida no conselho.

O Conselho de Administração da Itaipu é composto por 12 conselheiros, sendo seis do Brasil e seis do Paraguai, mais dois representantes do Ministério de Relações Exteriores, um de cada país. Os diretores-gerais brasileiro e paraguaio também compõem o colegiado. As atribuições e competências do Conselho de Administração são descritas no Anexo A do Tratado de Itaipu e no Regimento Interno da binacional.

Centrão deve reconduzir diretor da gestão Bolsonaro

Segundo fonte, também já está definido o último cargo de diretor executivo da Itaipu. André Pepitone voltará a comandar a Diretoria Financeira da Binacional, cargo ocupou até meados de março, quando foi exonerado. Ele havia sido nomeado em maio de 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A escolha de Pepitone agora conta com aval do Centrão e a indicação partiu do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ambos senadores eleitos pelo PSD de Minas Gerais.

Se o nome for conformado pelo governo ainda terá de passar por aprovação do Conselho da empresa estatal Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), a qual Itaipu é subordinada.

André Pepitone pode repetir cena da posse no governo anterior | foto: Twitter
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More