Enio Verri renova compromisso da Itaipu com o PTI

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, afirmou nesta sexta-feira (31) que a empresa seguirá prestando suporte financeiro e estabelecendo parcerias com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) Brasil – um polo de pesquisa e inovação científica criado pela binacional em 2003.  “Não há como imaginar o desenvolvimento da ciência pelo PTI sem algumas garantias da Itaipu”, afirmou Verri. “Renovo aqui o compromisso da Itaipu no investimento e na parceria com o Parque Tecnológico.”

O compromisso foi anunciado na posse do novo diretor-superintendente do PTI, Irineu Mário Colombo, que assumiu o cargo a convite da Itaipu em substituição ao general Eduardo Castanheira Garrido Alves. 

O evento, realizado no Cineteatro dos Barrageiros, reuniu mais de 500 pessoas, entre profissionais e diretores de Itaipu, empregados do PTI, reitores de universidades públicas, autoridades e representantes da sociedade civil. Na ocasião, também foi empossada a nova diretora administrativa-financeira do PTI, Cleorione Raquel Herter da Rocha. Empregada de carreira da Itaipu, ela é a primeira mulher a assumir a Diretoria Administrativa-Financeira do parque.

Inovação e justiça social

Para Verri, a inovação é um assunto estratégico para o Brasil e está alinhada às políticas do governo Lula “para uma sociedade mais justa”. “A distribuição de renda, uma maior capacidade produtiva e a melhoria da produtividade ocorrem por meio de trabalhos como o do PTI e das nossas universidades.”

O diretor-geral brasileiro disse que o professor Colombo “preenche todos os requisitos” da missão confiada agora à Itaipu pelo governo federal. Primeiro, pela solidez de sua formação acadêmica. Segundo, pela sua experiência direta com a inovação, por meio dos institutos federais onde atuou. 

Na posse, Colombo mostrou exemplos para ajudar a diferenciar os conceitos de inovação – que pressupõe viabilidade econômica ao final – da produção de conhecimento. Em alguns casos, os protótipos trazem consigo ciência, tecnologia e técnica, mas são inviáveis financeiramente. Mas, para que cheguemos à essa conclusão, é preciso passar por todas as etapas pregressas. “Importante aprender essa lição. Investir em inovação é investir no risco. […] Muitas vezes dá certo. Noutras não, embora sempre resulte na produção do conhecimento. Por isso a importância do investimento estatal […] e justificado o investimento da Itaipu”, afirmou.

Colombo, que conduziu o Instituto Federal de Alagoas e o Instituto Federal do Paraná, é pós-doutor em História da Educação (UFPR-2016), doutor em História Social (UnB-2007), mestre em Educação (UFPR-2002), além de especialista em Gestão Pública (IFPR-2010) e em História Econômica (Funcep -1992). 

Em 2010, recebeu do Ministério de Educação e Cultura a medalha Nilo Peçanha, concedida a pessoas que promovem a educação profissional e tecnológica brasileira. Também atuou para a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, o Cefet, em universidade pública. O resultado foi a criação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2005.

Presente na cerimônia, o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, lembrou da atuação de Colombo junto aos movimentos sociais, alinhado aos direitos humanos, e em benefício da educação. “Temos certeza de que à frente desse parque tecnológico, instalado nessa obra de engenharia que tanto nos orgulha, o senhor estabelecerá parcerias e trabalhos em rede em prol da ciência, tecnologia e inovação”, disse. 

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, reconheceu a importância do Parque Tecnológico nesses 20 anos de existência e defendeu que a continuidade dos projetos é “fundamental para a reconstrução do País”. 

Hoje, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu possui cerca de 600 trabalhadores e desenvolve mais de 100 projetos. Pelo parque, passam diariamente em torno de 9 mil pessoas. Desde 2007 o PTI opera o Complexo Turístico Itaipu. 

Também estiveram presentes na solenidade os diretores de Itaipu, Carlos Carboni (de Coordenação) e Renato Sacramento (técnico executivo); o presidente do Conselho de Curadores da Fundação PTI – Brasil, Henrique Masson; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Gleisson Alisson Pereira de Brito; o reitor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade do Paraná, Odacir Antonio Zanatta; o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes; os deputados Elton Welter (federal) e professor Lemos (estadual), entre outras autoridades.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More