Treze cidades do Paraná terão cursos técnicos em turismo

Foto: Divulgação

Em 2024, uma parceria das secretarias de Turismo e da Educação vai implantar 26 turmas de cursos de técnicos em turismo em 13 cidades paranaenses: Bandeirantes, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guarapuava, Ibaiti, Ivaiporã, Lapa, Londrina, Mandaguari, Ponta Grossa, Sapopema e Sertaneja. Os cursos técnicos em Cozinha, Gastronomia, Hospedagem e Guia de Turismo serão instalados nos colégios e escolas da rede estadual de educação.

“No começo deste ano, iniciamos projetos pilotos em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Em Foz, são duas turmas (manhã e noite) com 35 alunos em cada no curso de técnico em Hospedagem e em Ponta Grossa, uma turma de Gastronomia”, adianta Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

O Serviço Social Autônomo Viaje Paraná é o novo órgão do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, responsável pelas políticas públicas de turismo, formulação, implementação e execução de ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no exterior.

Médio e pós-médio

Foz do Iguaçu terá nove turmas dos cursos técnico em Hospedagem, Gastronomia e Guia de Turismo nos colégios estaduais Arnaldo Busato (Hospedagem), Carlos Drummond de Andrade (duas turmas de Hospedagem), Costa e Silva (hospedagem), Professor Flávio Warken (duas turmas – Hospedagem e Gastronomia), Gustavo Dobrandino da Silva (duas turmas – Hospedagem e Gastronomia) e Centro de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Guia de Turismo).

Os cursos de Hospedagem e Gastronomia serão integrais (ensino médio) e de Guia de Turismo (pós-médio). “Nota-se que os cursos serão realizados em colégios estaduais localizados em diversas regiões da cidade, ou seja, próximas onde os estudantes moram”, disse Martini.

Em 2025, segundo Martini, a proposta é de implantar o curso de técnico em turismo, em nível de ensino médio, no Centro de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Colégio Agrícola). “Hoje, os cursos de guia de turismo são pós-técnico, ou seja, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Em 2025, vamos implantar o curso de guia de turismo sustentável de três anos em nível do ensino médio”, disse.

Demanda

Em Curitiba, serão três turmas de técnico em Guia de Turismo (pós-médio) no Colégio Estadual Júlia Wanderley. Em Ponta Grossa serão três turmas duas turmas integrais dos cursos técnicos em Hospedagem (Colégio Estadual Regente Feijó) e pós-médio de Gastronomia e Cozinha (Centro de Educação Profissional Ponta Grossa).

Guarapuava vai receber os cursos (pós-médio) de Guia de Turismo (Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob) e de técnico em Gastronomia no Colégio Estadual Professora Ana Vanda Bassara. Na Lapa, o Colégio Estadual São José terá um curso integral de técnico em Cozinha.

Em Bandeirantes, o Centro de Educação Profissionalizante Ozório Nogueira terá um curso pós-médio de técnico em Cozinha. Guaíra terá uma turma integral de técnico em Hospedagem no Centro de Educação Profissionalizante Presidente Roosevelt.

As cidades de Ibaiti, Ivaiporã, Londrina e Mandaguari terão turmas integrais de técnico em Gastronomia no Centro de Educação Profissional Seiji Hatanda, nos colégios estaduais Barão de Cerro Azul, Polivalente e José Luiz Gori. Em Sertaneja, o curso pós-médio em técnico em Hospedagem será no Centro de Educação Profissionalizante Cecília Meireles.

“Os cursos integrais são para os estudantes que vão entrar no ensino médio. Em vez de fazer o ensino médio regular, pode optar ou por técnico em hospedagem, gastronomia ou de guia de turismo. Estamos levando os cursos técnicos de ensino médio e pós-médio para atender as demandas de cada cidade e região, tanto do segmento turístico como dos sindicatos das categorias que trabalham no setor”, completa Martini.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More