Meu Bolso em Dia, plataforma de educação financeira chega ao Paraná

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o Procon do Paraná e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) firmaram nesta quinta-feira, 14, convênio que disponibiliza de forma gratuita a plataforma digital “Meu Bolso em Dia” de educação financeira e que pode prevenir e evitar o superendividamento dos consumidores paranaenses.

“As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se endividarem para além das suas condições de pagamento”, disse o secretário Santin Roveda.

A plataforma, construída com o Banco Central, traz aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.

Procon-PR – Entre os conteúdos se destacam o planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, além de informações que ajudam a entender e usar produtos e serviços bancários para diferentes perfis da população e faixas etárias.

O Procon-PR promoverá o uso da plataforma nos mutirões e canais de divulgação, e, em troca, terá acesso aos relatórios gerados pelo sistema, o que auxiliará traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas no Estado.

“É uma alegria para a Febraban firmar essa parceria, o Procon-PR é uma liderança nacional na defesa do consumidor, tem capilaridade e contato próximo com o cidadão, e para nós vai ser um parceiro estratégico para que possamos fazer uma atuação conjunta e coordenada para promover a educação financeira”, destacou Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

Ferramentas – A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, disse que este convênio complementa as iniciativas do poder público estadual e federal de renegociação de dívidas [https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Procon-PR-fez-5-mil-atendimentos-durante-mutirao-de-renegociacao-de-dividas] pois promove a prevenção ao superendivamento.

“O consumidor brasileiro não tem o hábito de organizar as suas contas, controlar os seus gastos de acordo com a sua renda, e isso acaba acabando criando situações difíceis que resultam em inadimplência e prejuízos”, afirmou.

A plataforma está disponível através deste link [https://plataforma.meubolsoemdia.com.br/], onde os consumidores poderão se cadastrar gratuitamente e traçar uma trilha de conhecimento específica com base nos dados sobre renda e consumo fornecidos pelos usuários.

A plataforma traz também o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More