Taça das Favelas reforça importância da Cufa no Paraná, diz Zeca Dirceu

Foto: Divulgação

O deputado federal Zeca Dirceu disse nesta segunda-feira, 7, que a realização da quarta edição da Taça das Favelas no Paraná destaca a importância da Cufa (Central Única das Favelas) na organização das comunidades nos bairros e nas periferias do Brasil. “As competições, como a Taça das Favelas, são fundamentais às comunidades, importantes para dar visibilidade aos setores excluídos. Os jovens e as crianças que participam dessas atividades, esportes e artes, estão mais distantes da violência”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

A Taça das Favelas começa no próximo sábado, 12, no estádio Pinhão, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A final será em 18 de novembro no estádio do Athletico Paranaense, em Curitiba. A edição deste ano tem 11.636 atletas inscritos em 64 times. No total, 12 grupos masculinos e quatro femininos vão disputar 146 jogos até a final.

Em todo o Brasil, mais de 100 mil jovens participam da competição disputada em 20 estados. No Paraná, reúne atletas de Curitiba, região metropolitana, Londrina e do litoral.

Trabalho articulado

O deputado destaca ainda o trabalho realizado pela Cufa  nas ações afirmativas aos moradores das favelas.”A Cufa é organizada, articulada, consegue estabelecer boas parcerias, inclusive com o setor privado, e está de fato presente nas favelas levando educação, esporte, cultura, lazer  e oportunidades de emprego e empreendedorismo, capacitação profissional”, disse.

Zeca Dirceu destinou uma emenda parlamentar de R$ 700 mil para atividades da Cufa que, segundo ele, estabelece um vínculo saudável nos territórios de atuação e parcerias importantes com os setores público e privado. “As competições e outras ações desenvolvidas pela Cufa  mostram também que a favela tem os seus valores. Tem artistas, atletas e pessoas com grande capacidade. É dá também um sentido de grandeza não só para as pessoas que estão na favela”

“Fui prefeito da minha cidade em Cruzeiro do Oeste por duas vezes, e investi muito no esporte, na educação e na cultura. Aprendi que este tipo de investimento transforma a vida dessas pessoas que vão estar mais conectadas com o futuro, que proporcionará uma vida mais saudável e com a perspectiva de uma vida melhor”, afirma.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More